SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Interdisciplinaridade e formação na contemporaneidade: rupturas e possibilidadesLa posición social de los docentes: una aproximación a partir del estudio de los docentes de la ciudad de buenos aires índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo  e  PRADO, Guilherme do Val Toledo. Formação centrada na escola, desenvolvimento pessoal e profissional de professores. Educ. Puc. [online]. 2010, n.28, pp.101-111. ISSN 1519-3993.

Este trabalho apresenta como tema a formação continuada de professores, problematizando a formação centrada na escola, concebida como a que acontece no contexto de trabalho, e privilegiando a colaboração e a interlocução entre professores. Essa modalidade formativa ocupa-se da leitura das práticas como referências para análise, reflexão e crítica a partir do conhecimento que o professor já construiu na sua experiência docente. Assumindo a escola como espaço e tempo de desenvolvimento profissional e pessoal, a formação em contexto propõe a articulação entre momentos de formação e trabalho e insiste na importância da pesquisa como estratégia formativa e situação privilegiada para sistematização dos conhecimentos e saberes construídos no interior da escola. Assim, a pesquisa do professor acena com a possibilidade de promover conhecimento e reflexão de si - autoconhecimento -, do outro, sobre o trabalho, as situações, os acontecimentos e as ideias.

Palavras-chave : Formação de Professores; Formação Centrada na Escola; Trabalho Docente Coletivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )