SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29O homem das árvores: arte e meio ambiente em diálogo na escola pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

SEVERINO, Antonio Joaquim. Desafios da formação humana no mundo contemporâneo. Educ. Puc. [online]. 2010, n.29, pp.153-164. ISSN 1519-3993.

A identidade específica da prática educativa, a ser implementada por todos aqueles que têm um projeto civilizatório, para o enfrentamento dos desafios históricos lançados na atualidade, se encontra no tripé formado pelo domínio do saber teórico, pela apropriação da habilitação técnica e pela sensibilidade ao caráter político das relações sociais. Mas essas três dimensões só se consolidam se soldadas, se articuladas pela dimensão ética. O envolvimento pessoal, a sensibilidade ética dos educadores está radicalmente vinculada a um compromisso com o destino dos homens. É à humanidade que cada um tem que prestar contas. Por isso mesmo é que o maior compromisso ético é ter compromisso com as responsabilidades técnicas e com o engajamento político. Trata-se, pois, para todos os homens, de vincular sua responsabilidade ética à responsabilidade referencial de construção de uma sociedade mais justa, mais equitativa, vale dizer, uma sociedade democrática, constituída de cidadãos participantes em condições que garantam todos os bens naturais, os bens sociais e os bens simbólicos, disponíveis para a sociedade concreta em que vivem, e a que todos têm direito, em decorrência da dignidade humana de cada um.

Palavras-chave : Ensino Superior; Ética; Formação Humana; Neoliberalismo; Política; Projeto Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )