SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29O homem das árvores: arte e meio ambiente em diálogo na escola públicaInclusão escolar na atualidade: um dispositivo da governamentalidade neoliberal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

SEMIM, Gabriela Maschio; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e  e  CORREA, Adriana Kátia. Percepção de estudantes de enfermagem sobre o uso do portfólio reflexivo. Educ. Puc. [online]. 2010, n.29, pp.174-187. ISSN 1519-3993.

No ensino de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, é utilizado o Portfólio Reflexivo como instrumento de avaliação. O objetivo deste trabalho foi compreender a percepção do estudante sobre o uso do portfólio reflexivo para a avaliação do aprendizado. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou a técnica de grupo focal com sete estudantes do terceiro ano de bacharelado. Pela análise temática foram construídos temas: construção do portfólio pelo aluno; acompanhamento da construção do portfólio pelo professor e processo de avaliação - o valor (nota) atribuído ao portfólio. Apesar das dificuldades contextuais e pedagógicas, o portfólio reflexivo se mostra como instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem, sendo importante que isso sensibilize os docentes para a troca de experiências/conhecimentos e construção de modos de fazer que potencialize a avaliação formativa.

Palavras-chave : Ensino; Avaliação; Portfólio Reflexivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )