SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Percepção de estudantes de enfermagem sobre o uso do portfólio reflexivoPerspectivas inclusivas do bebê hidrocéfalo na educação infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

LOCKMANN, Kamila  y  HENNING, Paula Corrêa. Inclusão escolar na atualidade: um dispositivo da governamentalidade neoliberal. Educ. Puc. [online]. 2010, n.29, pp.189-198. ISSN 1519-3993.

O presente artigo põe-se a discutir sobre a inclusão escolar, como uma produtiva ferramenta da governamentalidade neoliberal. Para isso, produz-se tal estudo a partir das contribuições de Michel Foucault sobre governamentalidade e estratégias biopolíticas. Problematiza-se acerca da inclusão escolar como um importante dispositivo de gerenciamento e prevenção do risco social. Constituindo uma rede que engloba elementos heterogêneos, ele articula diferentes saberes, instituições e uma variedade de leis, além de enunciados científicos e organizações arquitetônicas. É pensando nessa rede que a inclusão coloca em funcionamento o dispositivo da governamentalidade. Anuncia-se, então, uma nova forma de governar a população, que transforma a conduta dos indivíduos em objeto da sua ação governamental. Atualmente, nota-se a presença de uma racionalidade política neoliberal, que cria diferentes mecanismos para governar a população. Ao mesmo tempo em que se percebe a existência de políticas de proteção social, também se visualizam algumas iniciativas que pretendem produzir sujeitos autogorvenados, que sejam capazes de manter a si mesmos e de prover os recursos de que necessitam. Sendo assim, a inclusão escolar vem se constituído, no interior dessa rede, que tem o intuito de governar a vida da população, naquilo que ela produz em termos de fenômenos coletivos.

Palabras clave : Educação; Inclusão; Michel Foucault.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )