SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Inclusão escolar na atualidade: um dispositivo da governamentalidade neoliberalA psicologia escolar e as professoras das séries iniciais: um olhar sobre o cotidiano docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

DRAGO, Rogério. Perspectivas inclusivas do bebê hidrocéfalo na educação infantil. Educ. Puc. [online]. 2010, n.29, pp.199-209. ISSN 1519-3993.

Este estudo tem como objetivo entender como se dá a inclusão do bebê com deficiência na educação infantil a partir das relações estabelecidas entre adulto-criança e criança-criança. É um estudo qualitativo baseado na perspectiva da pesquisa exploratória, envolvendo entrevistas com profissionais de dois centros de educação infantil pertencentes ao sistema municipal de ensino de Vitória (ES) e observação de salas de educação infantil com bebês portadores de deficiência. Os dados mostram que a educação infantil ainda é entendida como espaço para cuidado, sem o caráter dialético que envolve o educar e o cuidar. Essa característica muda de espaço para espaço, dependendo das concepções dos profissionais da educação infantil, acerca da criança, infância e inclusão. As entrevistas mostram uma ambiguidade em relação às duas realidades observadas, onde uma assume a característica inclusiva e a outra que a escola comum não está preparada para receber crianças que requeiram cuidados e educação especial.

Palavras-chave : Educação Infantil; Inclusão Escolar; Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )