SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número01Novo plano nacional de educação (2011-2020) e velhos desafios para o ensino médioA formação do professor universitário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

TASSONI, Elvira Cristina Martins. As experiências de sucesso na aprendizagem e suas relações com a permanência na escolar. Educ. Puc. [online]. 2011, vol.16, n.01, pp.57-64. ISSN 1519-3993.

Este artigo tem por objetivo evidenciar que as experiências de sucesso vividas nas situações de aprendizagem em sala de aula podem contribuir para a permanência dos alunos na escola. Tem como referência o eixo III do documento da Conferência Nacional de Educação, que aborda a questão da democratização do acesso, permanência e sucesso escolar. O artigo trata da articulação e interdependência entre estes três aspectos, aprofundando a discussão sobre o sucesso escolar. Analisa-o sob a ótica da valorização da escola e da qualidade do ensino, possibilitando aprendizagem efetiva a fim de viabilizar a inserção do aluno no processo educativo. Apresenta alguns dados de pesquisa demonstrando que as situações de sucesso escolar promovem a aproximação do aluno com o objeto de conhecimento. A percepção dos alunos de que estão aprendendo aumenta o envolvimento e produz motivação. Acesso, permanência e sucesso escolar são aspectos fundamentais para a efetivação de direitos sociais, que se cumprem não apenas pelo fato de estar na escola, mas de apropriar-se dos conhecimentos socialmente valorizados, a fim de compreender e poder atuar no mundo. Nesse processo, o sucesso escolar vai além do bom desempenho do aluno, mas se refere à garantia do direito à educação.

Palabras clave : Ensino-Aprendizagem; Plano Nacional de Educação; Sucesso e Fracasso Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )