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Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

MANTOVANI, Juliana Vechetti  y  CAIADO, Kátia Regina Moreno. Formação de professores para a escola inclusiva: contribuições da terapia ocupacional ao aluno com deficiência física. Educ. Puc. [online]. 2011, vol.16, n.01, pp.79-89. ISSN 1519-3993.

Este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições da Terapia Ocupacional para a escolarização do aluno com deficiência física. A história da Terapia Ocupacional revela estreitas relações com o atendimento especializado oferecido às pessoas com deficiência física, o que abre possibilidades de contribuição. A pesquisa de campo deste estudo foi realizada em cinco escolas da Prefeitura de Campinas, os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com professores, diretores, inspetores de alunos, auxiliares de serviço geral e coordenadores pedagógicos, que tinham o propósito de descrever a visão desses profissionais sobre o aluno com deficiência física na escola. Os resultados mostraram a importância da partilha e do diálogo entre a Terapia Ocupacional e o cotidiano escolar, para que, assim, o aluno com deficiência física tenha garantido o seu direito à educação, não apenas de acesso, mas também de permanência e sucesso escolar.

Palabras clave : Deficiência Física; Escola Inclusiva; Formação de Professores; Terapia Ocupacional.

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