SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue01Formação de professores para a escola inclusiva: contribuições da terapia ocupacional ao aluno com deficiência físicaMotivación y desarrollo del pensamiento matemático author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

FREITAS, Neli Klix. Percepções de professores e alunos sobre percursos inclusivos. Educ. Puc. [online]. 2011, vol.16, n.01, pp.91-101. ISSN 1519-3993.

A proposta do artigo é apresentar percursos de políticas públicas inclusivas, questões teóricas e conceituais sobre a temática da inclusão, dados de pesquisa com professores e alunos acerca das percepções destes sujeitos sobre educação inclusiva, permeando estes temas com questionamentos e reflexões sobre o tema da educação inclusiva e da inclusão socioeducativa. O direito ao ensino regular tem possibilitado às crianças com necessidades educativas especiais o desenvolvimento de funções cognitivas e sociais, que resultam em aprendizagens significativas. Estas aprendizagens envolvem tanto os professores, quanto os alunos com necessidades educativas especiais envolvidos nesse processo. O artigo também problematiza pontos de vista diferentes sobre políticas públicas para a inclusão, apontando para a necessidade de revisão de paradigmas em educação e na vida em sociedade. Os dados da pesquisa assinalam para a importância da interação entre professor e aluno na escola e a formação docente.

Keywords : Educação Inclusiva; Formação Docente; Interação Social; Necessidades Educativas Especiais; Políticas Públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )