SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Ensino fundamental de nove anos: tendências temáticas na produção científica brasileira (2006-2010) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

SOUZA, Kellcia Rezende  y  SCAFF, Elisangela Alves da Silva. Tendências temáticas na produção científica brasileira: o ensino fundamental de nove anos em questão. Educ. Puc. [online]. 2011, vol.16, n.02, pp.123-133. ISSN 1519-3993.

A Lei Federal no 11.274/2006 amplia para nove anos o Ensino Fundamental, com a matrícula de crianças aos seis anos de idade. Tal política da ampliação tem gerado discussões no que se refere a sua implantação e às questões decorrentes deste processo. Sendo assim, o objetivo deste trabalho consiste em analisar as tendências temáticas acerca das pesquisas científicas produzidas sobre o Ensino Fundamental de nove anos. Trata-se do estado da arte acerca da temática, o qual foi realizado mediante revisão da literatura de cunho qualitativo, sendo analisados teses, dissertações, periódicos e artigos publicados em eventos entre os anos de 2005-2011. As produções sinalizam para a pluralidade de temáticas que perpassam pelas produções sobre o Ensino Fundamental de nove anos, o qual propicia destacar a importância de discussões nos municípios e nos estados e a importância da preocupação com as diversas formas de interpretação e sentidos que uma lei e suas orientações podem promover no interior da escola.

Palabras clave : Ensino Fundamental de Nove Anos; Política Educacional; Produção Científica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )