SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Tendências temáticas na produção científica brasileira: o ensino fundamental de nove anos em questãoA transição do ensino infantil para o ensino fundamental no olhar das crianças, pais e educadores: um recorte fenomenológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

OLIVEIRA, Daniele Ramos de  y  GUIMARAES, Célia Maria. Ensino fundamental de nove anos: tendências temáticas na produção científica brasileira (2006-2010). Educ. Puc. [online]. 2011, vol.16, n.02, pp.135-146. ISSN 1519-3993.

Com o objetivo de identificar os resultados alcançados pelas pesquisas sobre Ensino Fundamental de nove anos, desenvolveu-se mapeamento bibliográfico, tendo como corpus as dissertações dos Programas Nacionais de Pós-Graduação em Educação, no período entre 2006 e 2010. Os resultados da análise de 27 investigações indicam que a maioria tem priorizado as concepções e ações dos professores e gestores, sendo poucas as que abordam a visão das crianças e suas famílias. Os estudos priorizam a reflexão sobre os processos de aquisição da leitura e escrita, infância e implantação da política. Da mesma forma, apontam como principais problemas do Ensino Fundamental de nove anos: o desconhecimento dos documentos oficiais que orientam o trabalho com as crianças de seis anos por parte das professoras; a ausência de reformulação das propostas pedagógicas das escolas; a necessidade de formação continuada para os docentes e a estruturação do trabalho pedagógico em função da centralidade na alfabetização.

Palabras clave : Ensino Fundamental de Nove Anos; Estado do Conhecimento; Pesquisas Acadêmicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )