SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Ensino fundamental de nove anos: tendências temáticas na produção científica brasileira (2006-2010)Ensino fundamental de nove anos: discurso de diretoras, professoras e coordenadoras pedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

SZYMANSKI, Luciana et al. A transição do ensino infantil para o ensino fundamental no olhar das crianças, pais e educadores: um recorte fenomenológico. Educ. Puc. [online]. 2011, vol.16, n.02, pp.147-153. ISSN 1519-3993.

O intuito do artigo é mostrar como algumas crianças, familiares e educadores em processo de mudança de contexto escolar são afetados pela implementação da lei que estabelece obrigatoriedade de nove anos para o Ensino Fundamental adiantando, com isso, a entrada das crianças nessa escola em um ano. Desenvolveu-se uma pesquisa, a pedido de duas instituições educacionais (uma creche e uma escola), para sistematizar a maneira como essas pessoas compreendem a mudança. A pesquisa circunscreve-se no olhar fenomenológicoexistencial e apoia-se na noção de sentido desenvolvida por Heidegger em Ser e Tempo. O procedimento metodológico, em afinação com o pensamento fenomenológico, foi o da entrevista reflexiva. Aquilo que se revelou, da parte dos adultos participantes (pais e educadora), foi a preocupação com uma falta de espaço lúdico e de acolhimento para as crianças mais novas. Da parte das crianças, não houve referência à suposta hostilidade do novo ambiente, o que mostra sentidos diferentes e próprios para cada participante, ainda que falem de um mesmo processo.

Palavras-chave : Ensino Infantil; Ensino Médio; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )