SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02A transição do ensino infantil para o ensino fundamental no olhar das crianças, pais e educadores: um recorte fenomenológicoA política de ampliação do ensino fundamental e sua efetivação no estado de Mato Grosso do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

SAVELI, Esméria de Lourdes  y  TENREIRO, Maria Odete Vieira. Ensino fundamental de nove anos: discurso de diretoras, professoras e coordenadoras pedagógicas. Educ. Puc. [online]. 2011, vol.16, n.02, pp.155-162. ISSN 1519-3993.

Este artigo discute a política educacional do Ensino Fundamental de nove anos por meio do discurso de coordenadoras pedagógicas, professoras e diretoras que atuam em escolas públicas da rede municipal de ensino, de um município localizado no interior do estado do Paraná. O instrumento para coleta das informações foram entrevistas semiestruturadas. O procedimento para o tratamento dos dados empíricos foi inspirado na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Os discursos dos sujeitos evidenciaram que a garantia de todas as crianças terem acesso à educação obrigatória é um avanço para nossa sociedade. No entanto, a implementação da política exige dos sistemas de ensino uma estrutura física com espaços e tempos adequados para o encaminhamento do processo pedagógico que atenda às singularidades da criança do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos.

Palabras clave : Ensino Fundamental de Nove Anos; Política Educacional; Saberes e Práticas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )