SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Ensino fundamental de nove anos: discurso de diretoras, professoras e coordenadoras pedagógicasEnsino fundamental de nove anos no Brasil antes da obrigatoriedade: aspectos sobre duas experiências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

BRITO, Vilma Miranda de  y  SENNA, Ester. A política de ampliação do ensino fundamental e sua efetivação no estado de Mato Grosso do Sul. Educ. Puc. [online]. 2011, vol.16, n.02, pp.163-170. ISSN 1519-3993.

Este artigo discute as transformações e os impasses que o Ensino Fundamental tem passado no Brasil, particularmente com relação à ampliação para nove anos. Focalizam-se as discussões e as lutas travadas no processo de ampliação do Ensino Fundamental obrigatório para nove anos no estado de Mato Grosso do Sul. Desta forma, o método de investigação do presente estudo considera a sociedade sempre em movimento e as relações sociais que aí acontecem em constante construção no espaço dinâmico e contraditório do modo capitalista de produção. A ferramenta metodológica utilizada foi a análise de conteúdo das normas. Conclui-se que a ampliação do Ensino Fundamental constituiu-se em práticas de acomodação e necessita ainda de mudanças estruturais que atinjam o cerne das questões educacionais e que possibilite a ampliação de oportunidades de permanência, sucesso escolar e garantia de padrão de qualidade.

Palabras clave : Ensino Fundamental de Nove Anos; Políticas Públicas; Qualidade da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )