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Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

AMORIM, Joni de Almeida  y  LINS, Heloisa Andreia de Matos. Educação e surdez: aspectos da ciência cognitiva aplicados a problemas de acessibilidade. Educ. Puc. [online]. 2011, vol.16, n.02, pp.191-199. ISSN 1519-3993.

Este trabalho, com base em recente pesquisa sobre surdez, discute as possibilidades oferecidas pela ciência cognitiva aplicada a problemas de acessibilidade no contexto da Educação a Distância. Com base na importância da imagem no processo de letramento dos surdos e da relação entre língua de sinais e português para a constituição dos mesmos como leitores, a criação de um software para automatizar aspectos da interação via internet é de fundamental importância para a autonomia e proficiência dessa parcela da população de leitores. Este trabalho justifica e apresenta os elementos centrais de um software que faria a “tradução” de um conteúdo; para tanto, as expressões faciais necessárias e os sinais seriam simulados para garantir a representação de vocábulos catalogados em dicionários de Libras.

Palabras clave : Acessibilidade; Leitura; Surdez.

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