SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Em busca de uma iconografia para a língua brasileira de sinais: um estudo históricoAlfaletramento: análise de uma ação de correção de fluxo de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

AMORIM, Joni de Almeida  e  LINS, Heloisa Andreia de Matos. Educação e surdez: aspectos da ciência cognitiva aplicados a problemas de acessibilidade. Educ. Puc. [online]. 2011, vol.16, n.02, pp.191-199. ISSN 1519-3993.

Este trabalho, com base em recente pesquisa sobre surdez, discute as possibilidades oferecidas pela ciência cognitiva aplicada a problemas de acessibilidade no contexto da Educação a Distância. Com base na importância da imagem no processo de letramento dos surdos e da relação entre língua de sinais e português para a constituição dos mesmos como leitores, a criação de um software para automatizar aspectos da interação via internet é de fundamental importância para a autonomia e proficiência dessa parcela da população de leitores. Este trabalho justifica e apresenta os elementos centrais de um software que faria a “tradução” de um conteúdo; para tanto, as expressões faciais necessárias e os sinais seriam simulados para garantir a representação de vocábulos catalogados em dicionários de Libras.

Palavras-chave : Acessibilidade; Leitura; Surdez.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )