SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Educação e surdez: aspectos da ciência cognitiva aplicados a problemas de acessibilidadeEducación y desarrollo humano: una aproximación comparativa entre educación, medio ambiente y salud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

LEAL, Telma Ferraz. Alfaletramento: análise de uma ação de correção de fluxo de aprendizagem. Educ. Puc. [online]. 2011, vol.16, n.02, pp.201-211. ISSN 1519-3993.

Objetiva-se analisar um Projeto de correção de fluxo escolar buscando identificar seus impactos sobre estudantes com história de fracasso escolar e sobre professores. O Projeto atendeu alunos dos ciclos 3 e 4 do Ensino Fundamental, da rede municipal de Recife, que tinham dificuldades em leitura e escrita. A metodologia constou da análise de depoimentos das professoras, coletados por meio de entrevistas. Os resultados apontaram que o trabalho de formação vivenciado com as professoras contribuiu para o desenvolvimento das atividades diversificadas no Projeto: leitura, produção de textos e apropriação do sistema de escrita alfabética. Os alunos que iniciaram o ano letivo no grupo 1 (que não dominavam os princípios do sistema alfabético de escrita) tiveram avanço. No início do ano letivo, 28,46% dos estudantes foram agrupados no grupo 1. No final do ano, apenas 7,70% permaneceram neste nível.

Palavras-chave : Alfabetização; Letramento; Reprovação Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )