SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue01O lugar das crianças de seis anos no ensino fundamental de nove anos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

GORNI, Doralice Aparecida Paranzini; MAIESKI, Sandra  and  MACHADO, Vânia Regina Barbosa Flauzino. Ensino fundamental de nove anos: os desdobramentos de uma política educacional. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.09-22. ISSN 1519-3993.

O texto apresenta uma reflexão sobre a ampliação do Ensino Fundamental, mediante a análise de como está ocorrendo sua materialização. Para tanto, parte do resgate do processo da expansão da escolaridade obrigatória no Brasil e da reflexão das razões para tantos embates na efetivação da Lei nº 11.274/ 2006, destacando alguns desafios advindos da ampliação do Ensino Fundamental, com vistas a analisar as implicações pedagógicas da atual legislação. O trabalho propõe reflexões que perpassam o campo da didática e da motivação para aprender. Como conclusão, destaca a necessidade de valorização da infância e os aspectos pedagógicos próprios dessa fase, cujo sucesso se dará mediante a garantia de políticas públicas comprometidas com a realidade social e a escolarização de qualidade para as crianças.

Keywords : Educação Pública; Ensino Fundamental de Nove Anos; Políticas Educacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )