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Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

GORNI, Doralice Aparecida Paranzini; MAIESKI, Sandra  e  MACHADO, Vânia Regina Barbosa Flauzino. Ensino fundamental de nove anos: os desdobramentos de uma política educacional. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.09-22. ISSN 1519-3993.

O texto apresenta uma reflexão sobre a ampliação do Ensino Fundamental, mediante a análise de como está ocorrendo sua materialização. Para tanto, parte do resgate do processo da expansão da escolaridade obrigatória no Brasil e da reflexão das razões para tantos embates na efetivação da Lei nº 11.274/ 2006, destacando alguns desafios advindos da ampliação do Ensino Fundamental, com vistas a analisar as implicações pedagógicas da atual legislação. O trabalho propõe reflexões que perpassam o campo da didática e da motivação para aprender. Como conclusão, destaca a necessidade de valorização da infância e os aspectos pedagógicos próprios dessa fase, cujo sucesso se dará mediante a garantia de políticas públicas comprometidas com a realidade social e a escolarização de qualidade para as crianças.

Palavras-chave : Educação Pública; Ensino Fundamental de Nove Anos; Políticas Educacionais.

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