SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Ensino fundamental de nove anos: os desdobramentos de uma política educacionalEnsino fundamental de nove anos: articulações necessárias com a educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

MOTA, Maria Renata Alonso. O lugar das crianças de seis anos no ensino fundamental de nove anos. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.23-31. ISSN 1519-3993.

O objetivo deste texto é discutir como o Ensino Fundamental de nove anos está inserido em práticas de governamento da infância e, ainda, como essas práticas possibilitam outro lugar escolar para as crianças de seis anos, a partir da noção de governamentalidade desenvolvida por Michel Foucault. Para tal, foram utilizados alguns documentos que tratam da política de Ensino Fundamental de nove anos elaborados pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e matérias jornalísticas que foram publicadas sobre o assunto no período mais intenso da implementação dessa política (2005-2008). Neste texto, tematiza-se o lugar das crianças de seis anos no Ensino Fundamental, procurando mostrar que, com o deslocamento das crianças de seis anos para o Ensino Fundamental, ocorre um esmaecimento de fronteiras entre os dois níveis educacionais e que tal deslocamento pode estar provocando a produção de um sujeito aluno de seis anos.

Palavras-chave : Ensino Fundamental de Nove Anos; Governamento; Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )