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Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

LIMA, Elieuza Aparecida de  e  VALIENGO, Amanda. Ensino fundamental de nove anos: articulações necessárias com a educação infantil. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.33-41. ISSN 1519-3993.

Este artigo leva a refletir sobre as análises de contextos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental referentes ao lugar da brincadeira na rotina educacional com turmas de crianças de cinco a seis anos. Refletiu- -se acerca de documentos oficiais sobre a ampliação do Ensino Fundamental e os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Foram realizadas ações relativas à consulta bibliográfica; aplicação de questionário; ao registro fotográfico e escrito de observações de práticas lúdicas; aos encontros coletivos com professoras e à construção de uma brinquedoteca. Especificamente sobre o aspecto estudado, a brincadeira de faz de conta é a atividade principal da criança e pode ser considerada como mediadora dos aprendizados e possibilidades de humanização até aproximadamente seis anos. Com este entendimento, este assunto merece atenção do governo (expressa nas políticas públicas), dos professores e da equipe escolar, para oferecer melhores condições de êxito para a formação plena na infância.

Palavras-chave : Brincadeira; Educação Infantil; Ensino Fundamental de Nove Anos; Formação Inicial e Continuada de Professores; Teoria Histórico-Cultural.

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