SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Ensino fundamental de nove anos: articulações necessárias com a educação infantilBrincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

PEDROSA, Michelha Vaz  e  MELLO, Rita Márcia Andrade Vaz de. A criança de seis anos no ensino fundamental na perspectiva de mães e professoras. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.43-54. ISSN 1519-3993.

A presente pesquisa investigou como as mães representam a entrada da criança de seis anos no Ensino Fundamental e a imagem que têm da alfabetização nas turmas de seis anos, buscando verificar a existência de influência de sua parte sobre o trabalho das professoras neste quesito. O estudo desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação, o questionário, a entrevista semiestruturada e o diário de campo. Os sujeitos pesquisados foram seis mães e cinco professoras regentes do primeiro ano de escolaridade de duas escolas da rede pública municipal de educação da cidade de Muriaé, estado de Minas Gerais. Os resultados indicaram uma tendência por parte das mães em associar o atual primeiro ano de escolaridade à antiga primeira série, o que as leva, em muitos momentos, a depositar sobre a criança de seis anos e sobre o trabalho da escola as mesmas expectativas de aprendizagem e desenvolvimento antes depositadas nas crianças de sete anos.

Palavras-chave : Alfabetização; Ensino Fundamental; Família; Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )