SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Brincadeiras, atividades e interações das crianças do primeiro ano do ensino fundamental.Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos à docência nas séries iniciais. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

DAROS, Thuinie Medeiros Vilela  e  DAROS JUNIOR, Armando. O ensino da linguagem escrita das crianças de cinco anos inseridas na reorganização do ensino fundamental. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.65-76. ISSN 1519-3993.

Este artigo trata do processo de consolidação do Ensino Fundamental de nove anos na Rede Pública de Ensino de Foz do Iguaçu, estado do Paraná, e põe em questão as peculiaridades da inserção das crianças com cinco anos de idade. A pesquisa teve como foco verificar os encaminhamentos pedagógicos acerca do ensino da linguagem escrita nas classes de primeiro ano das escolas públicas entre 2009 e 2010. Como resultado aponta- -se para a prevalência dos métodos tradicionais nas atividades de ensino, embora os documentos orientadores oficiais tragam no seu bojo a necessidade de uma metodologia que supere a mera readequação da antiga divisão à nova. Os episódios analisados neste trabalho fizeram parte dos procedimentos metodológicos organizados em duas etapas inter-relacionadas: pesquisa de campo e revisão bibliográfica/documental ancorada nos pressupostos da Teoria histórico-cultural.

Palavras-chave : Crianças; Ensino; Ensino Fundamental de Nove Anos; Linguagem Escrita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )