SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue01O ensino da linguagem escrita das crianças de cinco anos inseridas na reorganização do ensino fundamental.Narrativas de alfabetizadoras: a ampliação do ensino fundamental e os discursos docentes. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

ABREU, Márcia Martins de Oliveira. Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos à docência nas séries iniciais. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.77-85. ISSN 1519-3993.

O trabalho resulta de uma pesquisa de Mestrado em Educação que investigou as transformações conceituais e metodológicas dos processos de alfabetização e letramento ocorridas em decorrência da implementação do Ensino Fundamental de nove anos na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia no estado de Minas Gerais. O estudo permitiu reflexões sobre a caracterização da criança de seis anos, bem como o trabalho pedagógico desenvolvido com esta, no qual os sujeitos revelaram suas práticas e concepções sobre os processos de alfabetização e letramento, refletidos nos discursos e nas ações cotidianas. Tendo em vista o entendimento dos profissionais responsáveis pela implementação da política em foco, considera-se que a materialização desse processo de mudança pode se configurar nas práticas pedagógicas como limites ou possibilidades de desenvolvimento de um trabalho qualitativo com a alfabetização e o letramento.

Keywords : Alfabetização; Educação; Letramento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )