SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos à docência nas séries iniciais.Produção textual no ensino fundamental: refletindo sobre a prática pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

VARGAS, Jamily Charão  y  ANTUNES, Helenise Sangoi. Narrativas de alfabetizadoras: a ampliação do ensino fundamental e os discursos docentes. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.87-99. ISSN 1519-3993.

Essa pesquisa mostra que a política de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos trouxe muitas discussões, acarretando mudanças nas instituições e nas práticas docentes. Para tanto, foram estabelecidas orientações legais pelo Ministério da Educação e resoluções pelo Conselho Nacional da Educação que apontam transformações necessárias aos professores, gestores e a todos os envolvidos no Ensino Fundamental. Além de mostrar as questões legais e alguns estudos em torno da ampliação do Ensino Fundamental, da alfabetização e das práticas lúdicas na infância, adentra-se nas concepções e práticas dos professores, realizando um estudo de caso com três professoras do primeiro ano que atuam em escolas públicas. Foram utilizados como instrumento de investigação entrevistas orais e relatos escritos das colaboradoras, fazendo uma posterior análise destes, a fim de perceber como as professoras refletem a ampliação do Ensino Fundamental e quais práticas que prevalecem em suas aulas. Foi possível verificar que, mesmo diante dos desafios, as preocupações com a infância, o brincar e a alfabetização, são projetadas para as práticas com o primeiro ano.

Palabras clave : Alfabetização; Ensino Fundamental; Ludicidade; Narrativas Docents; Elementary School.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )