SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue01Produção textual no ensino fundamental: refletindo sobre a prática pedagógicaAspectos históricos do ensino da física na região de Campinas no início da década de 1940. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e. Relação família-escola transmutada: da aderência aos papéis e à experiência social. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.113-123. ISSN 1519-3993.

Este ensaio tem como objetivo principal refletir sobre a construção do indivíduo e dos processos de socialização, no contexto da relação entre famílias e escolas, tendo como pano de fundo as mutações sofridas pelas duas instâncias educativas na contemporaneidade. Primeiramente, busca-se discutir, a partir de uma revisão de literatura sobre o tema, as mudanças conceituais da noção de socialização, confrontando a abordagem clássica de Durkheim e a “sociologia da experiência” de François Dubet. Em seguida, discute a constituição dos indivíduos contemporâneos, no interior das duas instâncias de socialização - família e escola -, analisando a tensão vivida pelos indivíduos, entre a necessidade de integração social e a construção das experiências individuais.

Keywords : Escola; Experiência Social; Família; Indivíduo; Socialização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )