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Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e. Relação família-escola transmutada: da aderência aos papéis e à experiência social. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.113-123. ISSN 1519-3993.

Este ensaio tem como objetivo principal refletir sobre a construção do indivíduo e dos processos de socialização, no contexto da relação entre famílias e escolas, tendo como pano de fundo as mutações sofridas pelas duas instâncias educativas na contemporaneidade. Primeiramente, busca-se discutir, a partir de uma revisão de literatura sobre o tema, as mudanças conceituais da noção de socialização, confrontando a abordagem clássica de Durkheim e a “sociologia da experiência” de François Dubet. Em seguida, discute a constituição dos indivíduos contemporâneos, no interior das duas instâncias de socialização - família e escola -, analisando a tensão vivida pelos indivíduos, entre a necessidade de integração social e a construção das experiências individuais.

Palabras clave : Escola; Experiência Social; Família; Indivíduo; Socialização.

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