SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número01Relação família-escola transmutada: da aderência aos papéis e à experiência social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

PENEREIRO, Júlio César; FERREIRA, Denise Helena Lombardo  y  CARVALHO, Tadeu Fernandes de. Aspectos históricos do ensino da física na região de Campinas no início da década de 1940. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.01, pp.125-137. ISSN 1519-3993.

O presente artigo pretende contribuir para a compreensão do desenvolvimento do ensino de Física no Brasil, a partir da história de seu ensino na região de Campinas, estado de São Paulo, no início da década de 1940. A pesquisa desenvolvida destaca aspectos históricos da criação das primeiras universidades brasileiras e, particularmente, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cujos primeiros cursos completaram 70 anos em 2011. É o caso do curso de Matemática, cujo currículo, com destaque para as disciplinas de Física - laboratórios, equipamentos, bibliografias e primeiro corpo docente, é apresentado.

Palabras clave : Ensino da Física; Formação de Professores; História da PUC-Campinas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )