SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Cuidar e educar: reflexões da perspectiva da psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

MASSUCATO, Jaqueline Cristina  e  AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. Identidade da educação infantil e de seus professores: perspectivas de reconstrução. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.02, pp.151-161. ISSN 1519-3993.

Este trabalho aborda a identidade da Educação Infantil e de seu professor, tendo como problemática conhecer quais são os desafios e as perspectivas para sua reconstrução. De cunho bibliográfico, analisa as concepções de escola e de professor que circulam na literatura da área, identificando o professor de Educação Infantil como responsável por oportunizar as condições objetivas nas quais o conhecimento se processa e as escolas de Educação Infantil enquanto instituições privilegiadas para disponibilizar as ferramentas para que a criança aprenda sobre o mundo e sobre os conhecimentos em torno deste. Esse estudo evidenciou a necessidade de se ampliar as discussões sobre o tema, a fim de se buscar caminhos para a reconstrução da identidade dos professores de Educação Infantil, que precisa ser pensada em termos de reconhecimento da profissão docente e do seu papel social, político e profissional, assim como colocar em relevo a importância das escolas de Educação Infantil.

Palavras-chave : Concepção de Educação Infantil; Concepção de Professor; Identidade; Políticas Educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )