SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Identidade da educação infantil e de seus professores: perspectivas de reconstruçãoA educação, o brincar e a infância contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

BREMBERGER, Maria Eufrásia de Faria  e  SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Cuidar e educar: reflexões da perspectiva da psicologia. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.02, pp.163-172. ISSN 1519-3993.

O cuidar e o educar no contexto educacional infantil têm sido marcados por vários debates pela comunidade científica e esfera política, já que as ações que emanam dos cuidados nesses ambientes institucionais recaem sobre o desenvolvimento da criança. Essa pesquisa, de natureza bibliográfica, buscou analisar como produções científicas de dissertações e teses dos programas de pós-graduação em Psicologia tratam dessa questão e quais as ideias que sustentam a concepção de cuidar e educar, após divulgação do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Teve como fonte o banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resultados dessa pesquisa constataram que as produções em Psicologia, de certa forma, apresentam uma visão mais pedagógica do que propriamente psicológica do fenômeno, cujo olhar está mais voltado ao fazer da ação pedagógica do professor do que ao se relacionar. Além disso, atribuem a melhor formação dos professores como primordial na promoção da saúde psicológica das crianças, conferindo-lhes excessiva responsabilidade e desconsiderando a complexa rede de relações que caracterizam esses espaços.

Palavras-chave : Cuidar e Educar; Psicologia Educacional; Saúde Psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )