SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02A educação, o brincar e a infância contemporâneaGestão da educação infantil em São Luís, Maranhão: o público e o privado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

AVILA, Luciana Toaldo Gentilini  y  FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Educação física na educação infantil: estratégias para promover a aprendizagem autorregulada. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.02, pp.181-189. ISSN 1519-3993.

As mudanças acompanhadas no século XXI exigem, no campo da educação, que os alunos saiam da escola possuidores de múltiplos saberes e autônomos nas suas aprendizagens. Para isso a escola precisa ensinar aos alunos, além dos conteúdos das disciplinas, estratégias de como autorregular as suas aprendizagens ao longo da vida. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa foi analisar se uma intervenção proposta na disciplina de Educação Física oferecida às crianças da Educação Infantil poderia ajudar na promoção da autorregulação da aprendizagem. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso de uma intervenção realizada por uma professora de Educação Física a uma turma de Educação Infantil. Na intervenção, a professora trabalhou os conteúdos específicos da disciplina e promoveu o ensino de estratégias de aprendizagem. Após análise dos dados coletados, pode-se observar que a intervenção contribuiu para a autorregulação das aprendizagens dos alunos envolvidos.

Palabras clave : Aprendizagem; Educação Física; Educação Infantil; Estratégias de Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )