SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Educação física na educação infantil: estratégias para promover a aprendizagem autorreguladaEducação de infância em Portugal: perspectiva histórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

FONTELES, Lia Silva; MARQUES, Anízia Araújo Nunes  y  MELO, Maria Alice. Gestão da educação infantil em São Luís, Maranhão: o público e o privado. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.02, pp.191-203. ISSN 1519-3993.

Este estudo, de natureza qualitativa, faz uma comparação entre a gestão de uma escola pública e outra privada de Educação Infantil da cidade de São Luís, no estado do Maranhão. Com o objetivo de analisar as diferenças existentes entre a gestão da Educação Infantil de escolas públicas e privadas na cidade citada, tomou-se como amostra uma escola de cada esfera administrativa, buscando observar as práticas de gestão realizadas nestas; conhecer as diferenças entre suas realidades; e estabelecer uma comparação crítica entre ambas. Para isso, foi realizada uma discussão acerca do desenvolvimento das concepções de gestão escolar, de acordo com autores como Antonio Carlos Libâneo e Benno Sander; um breve apanhado a respeito da relação entre o público e o privado na educação brasileira, com base nas ideias de Luiz Fernandes Dourado, trazendo dados de matrículas das escolas públicas e privadas no Maranhão; e um a análise dos dados obtidos na pesquisa de campo a partir das entrevistas e observações realizadas. Observou-se que ambas as escolas apresentam princípios de gestão pautados nas concepções democrático-participativa e técnico-científica, porém em proporções diferenciadas, o que denota clara diferença entre as práticas desenvolvidas em cada uma.

Palabras clave : Administração Escolar; Educação Infantil; Escola Privada; Escola Pública.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )