SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número02Educação de infância em Portugal: perspectiva históricaDireito, qualidade e gestão da educação no ensino fundamental de nove anos na rede municipal de Diadema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

PEREIRA, Íris Susana Pires. Sobre a definição das metas de aprendizagem para a educação pré-escolar em Portugal: reflexão centrada nas aprendizagens de caráter linguístico. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.02, pp.217-228. ISSN 1519-3993.

Neste texto, discute-se a recente definição das metas de aprendizagem para a educação pré-escolar em Portugal, avaliando em particular o teor das metas de aprendizagem de caráter linguístico. O principal argumento que se defende é o de que assim se inicia uma ênfase curricular na educação pré-escolar - que se traduz, no domínio específico da linguagem oral e abordagem à escrita, na definição de um conjunto de metas conceptualmente frágeis, restritivas, em diversos casos, local e globalmente incoerentes com outros documentos que regulam este nível educativo.

Palavras-chave : Educação Pré-Escolar; Linguagem Escrita; Linguagem Oral; Metas de Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )