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Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

SANTOS, Janaina Roberta dos  e  GOMES, Luiz Roberto. Indústria cultural, docência e as implicações da semiformação na compreensão da relação sociedade-natureza. Educ. Puc. [online]. 2012, vol.17, n.02, pp.251-261. ISSN 1519-3993.

Diante da crise ambiental que se observa na contemporaneidade, a educação tem sido considerada, por muitos, como um espaço propício para o diálogo e possíveis propostas de uma nova forma de se relacionar com a natureza. Entretanto, pode-se observar que vários produtos da indústria cultural, como filmes e desenhos animados, estão sendo utilizados por professores, sobretudo no Ensino Fundamental, sem a necessária reflexão crítica acerca das implicações formativas de tal utilização. Dessa forma, o presente artigo objetiva discutir a ação desempenhada pela indústria cultural no meio escolar, problematizando o efeito da semiformação na disseminação de ideias e valores culturais, que, ao invés de subsidiar a análise crítica sobre a relação sociedade- -natureza, acaba por agravar a crise ambiental mundial. Trata-se também da reflexão acerca do importante papel do docente nesse processo em que se almejam mudanças.

Palavras-chave : Docência; Indústria Cultural; Semiformação.

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