SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Currículo para a educação e o cuidado da criança de 0 a 5 anos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

ARAGAO, Milena  e  KREUTZ, Lúcio. Representações sobre a atuação docente na educação infantil. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.09-18. ISSN 1519-3993.

O presente texto busca investigar as representações de professoras da Educação Infantil a respeito de sua função. Para atingir o objetivo proposto, foi realizado um grupo de discussão com seis professoras de Educação Infantil, atuantes numa Escola Municipal da cidade de Caxias do Sul no estado do Rio Grande do Sul, em torno da questão: “O que é ser professora para você?”. As respostas foram problematizadas a partir de uma perspectiva histórico-cultural. Os resultados apontaram narrativas que associavam a função docente à vocação, ao dom e à maternidade, sendo o cuidado o ponto central de suas ações, com pouca valorização para a formação docente. Neste sentido, este estudo mostrou-se relevante por proporcionar uma reflexão crítica sobre a atuação e formação docente na Educação Infantil, questionando as naturalizações e denunciando contradições.

Palavras-chave : Educação Infantil; Formação Docente; História da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )