SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Formação do professor de educação infantil: políticas e processosA educação infantil e a criança com deficiência: desafios e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

BROCANELLI, Cláudio Roberto; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões  e  ANDRADE, Lizbeth Oliveira de. A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re)criação da infância. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.47-54. ISSN 1519-3993.

Este texto apresenta resultados de um projeto de pesquisa e extensão universitária realizado em 2010 em uma instituição de apoio a crianças e adolescentes, na cidade de Marília, estado de São Paulo. Trata-se de um projeto que focaliza atividades com leituras literárias e contação de histórias como elementos para a formação do leitor mirim e ampliação do seu repertório cultural. As reflexões teóricas apoiam-se nos estudos de Vigotski, Benjamin e Bakhtin. Para a organização das atividades práticas, apoiou-se em autores como Bajard, Freinet e Coelho; a escolha das obras literárias e dos contos seguem critérios descritos no texto. Neste caso, as atividades pautaram-se na intervenção com a finalidade de motivar as crianças e os adolescentes à leitura. Assim, foi possível observar mudanças significativas nos participantes, quais sejam: melhor vocabulário e envolvimento nas ações propostas. Os dados coletados encontram-se no texto na forma de transcrição das falas e nos relatos do livro da vida.

Palavras-chave : Contação de Histórias; Formação do Leitor Mirim; Imaginação e Criação na Primeira Infância; Literatura Infantil; Narrativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )