SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re)criação da infânciaIndicadores da qualidade na educação infantil: potenciais e limites índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

PADILHA, Adriana Cunha. A educação infantil e a criança com deficiência: desafios e possibilidades. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.55-64. ISSN 1519-3993.

A Infância e a Educação Infantil são temas importantes, que despertam discussões e enfoques diferenciados no tocante às crianças que apresentam deficiências. Os enfoques englobam desde questões biologicistas, psicológicas, assistencialistas, até enfoques ligados à escolarização das crianças de 0 a 6 anos. Esse estudo reflete sobre a permanência e escolarização de uma aluna com deficiência física matriculada em uma escola regular de ensino de Educação Infantil. O método utilizado foi a aprendizagem colaborativa em rede com base em situações do cotidiano escolar. Os resultados apontam para a importância da Educação Infantil na vida dessa criança, existindo possibilidades para promover tanto o acesso quanto a sua permanência no espaço da Educação Infantil regular. Para que esta aluna seja acolhida, necessita-se que os objetivos sejam bem delimitados, requerendo disponibilidade e articulação entre todos os profissionais envolvidos no processo.

Palavras-chave : Deficiência Física; Educação Infantil; Escola Regular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )