SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01A educação infantil e a criança com deficiência: desafios e possibilidadesOs professores e a implementação do ensino fundamental de nove anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

RIBEIRO, Bruna. Indicadores da qualidade na educação infantil: potenciais e limites. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.65-74. ISSN 1519-3993.

O artigo apresenta e discute os dados de uma experiência de autoavaliação em quatro instituições de Educação Infantil conveniadas do município de São Paulo, realizada com a aplicação da metodologia proposta no documento “Indicadores da Qualidade na Educação Infantil”, publicado pelo Ministério da Educação em 2009. As categorias utilizadas para a análise foram baseadas, principalmente, em dois autores: Formosinho, que definiu uma tipologia do poder das instituições educacionais que influenciam diretamente no envolvimento/ participação de cada indivíduo/grupo, e na tipologia da participação de Lima. O estudo conclui que, em um processo autoavaliativo como proposto pelo documento utilizado, o poder não é distribuído e sim disputado, sendo que os consensos ora são negociados, ora são frutos do prevalecimento da ideologia de um grupo sobre os demais. Nesse sentido, a avaliação realizada permitiu a expressão de denúncias, sonhos, anseios e desejos, mas também evidenciou processos de autoritarismo, exclusão e silenciamento.

Palavras-chave : Autoavaliação; Educação Infantil; Indicadores da Qualidade; Qualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )