SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Indicadores da qualidade na educação infantil: potenciais e limitesEnsino fundamental de nove anos: a emergência de um novo aluno? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

KOERNER, Rosana Mara. Os professores e a implementação do ensino fundamental de nove anos. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.75-84. ISSN 1519-3993.

Ao longo de 2010 foi desenvolvida uma pesquisa intitulada “Os professores e a implementação do Ensino Fundamental de nove anos”. Uma das intenções da pesquisa era perceber qual o espaço que foi/é dado ao professor nas discussões que envolveram/ envolvem a implementação do novo modelo de Educação Básica. Para tal, foram aplicados questionários a professores das redes pública e privada de uma cidade do norte de Santa Catarina. Para este trabalho, foram selecionadas duas questões, nas quais era solicitado que o professor manifestasse se havia recebido alguma orientação e se havia alguma dúvida. Os resultados indicam que a maioria dos professores recebeu algum tipo de orientação, principalmente em seu próprio espaço escolar, a partir da ação dos gestores, nas reuniões pedagógicas ou em conversas esparsas nos corredores, entre parceiros, contudo, permanecem muitas dúvidas, especialmente sobre conteúdos e metodologias.

Palavras-chave : Ensino Fundamental de Nove Anos; Implementação; Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )