SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Os professores e a implementação do ensino fundamental de nove anosUma análise das manifestações do Conselho Nacional de Educação sobre a escola de nove anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

SANTAIANA, Rochele da Silva. Ensino fundamental de nove anos: a emergência de um novo aluno?. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.85-96. ISSN 1519-3993.

Este trabalho analisa o Ensino Fundamental de nove anos como uma política pública para a educação, reconhecendo a escolarização obrigatória da criança de seis anos no Ensino Fundamental como uma forma de governamento. As escolhas metodológicas para a realização do trabalho inserem-se na linha de pesquisa dos Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista. Apresenta-se uma discussão sobre a infância e a sua escolarização, problematizando-se os discursos postos em circulação nas publicações do Ministério da Educação e examinando-se como os saberes visibilizados pelos documentos legitimam propostas educacionais. Discute-se que a emergência dos alunos de seis anos no Ensino Fundamental ocorre por meio do governamento dessa população infantil, que se torna escolar num sistema obrigatório de ensino e, com isso, alunos oficiais.

Palavras-chave : Emergência; Governamento; Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )