SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Uma análise das manifestações do Conselho Nacional de Educação sobre a escola de nove anosA formação de professores do ensino secundário em Portugal no século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

MORASCO JUNIOR, Orlando Carlos  e  GAMA, Renata Prenstteter. Avaliação externa e as repercussões em uma escola de baixo rendimento. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.107-114. ISSN 1519-3993.

Neste artigo apresenta-se os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar as repercussões do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo em uma escola pública com baixo desempenho, bem como analisar as ações delineadas pelos diferentes agentes envolvidos no sistema educacional para melhorar esses índices. A pesquisa foi estruturada considerando os seguintes instrumentos para coleta de informações: boletins e relatórios oficiais da avaliação; diário de campo e entrevistas semiestruturadas com professores, coordenadores pedagógicos e dirigentes regionais pedagógicos. Por meio da técnica de triangulação de dados, sob uma análise de natureza descritiva e interpretativa, percebeu-se que o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo não tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade do ensino, uma vez que há divergências nas concepções dos agentes educacionais em relação a esse exame - efeito do trabalho de postura não colaborativa.

Palavras-chave : Avaliação Externa; Políticas Públicas; Rendimento Escolar; Sistema de Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )