SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Avaliação externa e as repercussões em uma escola de baixo rendimento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

FERREIRA, António Gomes  y  MOTA, Luís. A formação de professores do ensino secundário em Portugal no século XX. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.115-124. ISSN 1519-3993.

O presente artigo apresenta um panorama sobre os modelos de formação de professores do ensino secundário em Portugal durante o século XX, articulando três componentes: a formação científica no domínio da especialidade que o professor lecionará, a preparação científica do âmbito psicopedagógico e a prática de ensino. Aborda-se, em particular, a estrutura orgânica, nomeadamente, sobre objetivos, componentes de formação, duração e o funcionamento, tendo como especial preocupação apresentar os principais momentos da formação inicial de professores para o ensino secundário em Portugal. Analisam-se o Curso de Habilitação para o Magistério Secundário, as Escolas Normais Superiores, o Curso de Ciências Pedagógicas e o Estágio, para, já a partir da década de 1970 do século passado, enfocar o modelo sequencial e o integrado, fazendo referência à formação dos professores que se encontravam em exercício de suas funções.

Palabras clave : Educação Básica; Ensino Secundário; Formação de Professores; Portugal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )