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Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

RIBEIRO, Aline Escobar Magalhães; LIMA, Elieuza Aparecida de  y  VALIENGO, Amanda. Relações na escola da infância: perspectivas teóricas e didático- pedagógicas. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.02, pp.139-150. ISSN 1519-3993.

Esse artigo retrata percursos e estudos, advindos de pesquisa já concluída, sobre relações constituintes do processo de apropriação-objetivação do mundo da cultura humana pela criança na Escola da Infância, sob o olhar do Enfoque Histórico- Cultural. O estudo configurou-se em consonância com um olhar teórico que entende as relações como propulsoras do processo de humanização e a criança como capaz de aprender desde muito pequena. Inicialmente, há aprofundamento de questões teóricas referentes às regularidades de formação humana entre os três e os seis anos de idade, com base nas proposições do Enfoque Histórico-Cultural. Posteriormente, apresenta- se resultados do percurso metodológico que integrou sessões de observação da prática educativa em escolas de Educação Infantil, envolvendo as relações entre as crianças, os objetos e os adultos; assim como sessões de desenhos e entrevistas semiestruturadas com as crianças. Esses resultados partem de análises advindas das implicações pedagógicas das proposições do Enfoque Histórico-Cultural acerca dos processos de humanização, de mediação e de atividade.

Palabras clave : Crianças; Educação Infantil; Enfoque Histórico-Cultural; Escola Infantil; Relações Educativas.

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