SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Qual criança? Qual infância? Qual qualidade na educação infantil? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

RIBEIRO, Aline Escobar Magalhães; LIMA, Elieuza Aparecida de  e  VALIENGO, Amanda. Relações na escola da infância: perspectivas teóricas e didático- pedagógicas. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.02, pp.139-150. ISSN 1519-3993.

Esse artigo retrata percursos e estudos, advindos de pesquisa já concluída, sobre relações constituintes do processo de apropriação-objetivação do mundo da cultura humana pela criança na Escola da Infância, sob o olhar do Enfoque Histórico- Cultural. O estudo configurou-se em consonância com um olhar teórico que entende as relações como propulsoras do processo de humanização e a criança como capaz de aprender desde muito pequena. Inicialmente, há aprofundamento de questões teóricas referentes às regularidades de formação humana entre os três e os seis anos de idade, com base nas proposições do Enfoque Histórico-Cultural. Posteriormente, apresenta- se resultados do percurso metodológico que integrou sessões de observação da prática educativa em escolas de Educação Infantil, envolvendo as relações entre as crianças, os objetos e os adultos; assim como sessões de desenhos e entrevistas semiestruturadas com as crianças. Esses resultados partem de análises advindas das implicações pedagógicas das proposições do Enfoque Histórico-Cultural acerca dos processos de humanização, de mediação e de atividade.

Palavras-chave : Crianças; Educação Infantil; Enfoque Histórico-Cultural; Escola Infantil; Relações Educativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )