SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola: algumas perspectivasPolíticas públicas e a condução da educação profissional no Brasil a partir do final dos anos 1990 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

SILVA, Jayson Magno da  y  SILVA, Maria da Graça Moreira da. Autoria no mundo digital: o currículo na voz dos sujeitos da aprendizagem. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.02, pp.191-200. ISSN 1519-3993.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o uso da rádio na Internet e toma como ponto de partida e chegada a voz dos sujeitos professor e aluno, mediatizada por tecnologias, enquanto favorecedora da participação na construção do currículo e da aprendizagem. Analisa o caso da Rádio Jacaré FM, construída e operada em uma escola de Educação Infantil. Objetiva partilhar um retrato da pesquisa de mestrado desenvolvida, buscando oferecer subsídios teóricos e discutir, a partir dos dados coletados, o argumento central da pesquisa, fundamentado na epistemologia de Paulo Freire, sobre o papel das tecnologias digitais da informação e comunicação como instrumento para que os sujeitos possam expressar sua voz nos espaços da sala de aula, na escola, no mundo - sobretudo no mundo digital, e empoderar- se. Para tanto, a pesquisa lança mão da abordagem qualitativa, com aportes no estudo de caso, e utiliza como técnicas para coleta de dados a entrevista semiestruturada e o grupo focal. A pesquisa permitiu concluir que a expressão da voz mediatizada por tecnologias digitais de informação e comunicação favorece a assunção do professor e aluno enquanto sujeitos e autores do currículo e confere poder à medida que oportuniza a eles criarem e recriarem sua própria história no mundo e com o mundo, favorecendo a aprendizagem.

Palabras clave : Ambientes Educativos; Currículo e Tecnologias; Novas Tecnologias na Educação; Virtual Learning Environments; Curriculum and Technology; Technologies in Education.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )