SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Autoria no mundo digital: o currículo na voz dos sujeitos da aprendizagemEntre o espaço de ensino e a formação docente: práticas de leitura e escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

DETREGIACHI FILHO, Edson. Políticas públicas e a condução da educação profissional no Brasil a partir do final dos anos 1990. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.02, pp.201-210. ISSN 1519-3993.

A Educação Profissional no Brasil, na prática de sua implementação, conduz a distanciamentos que são analisados neste texto. Este trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema da Educação Profissional e sua condução no Brasil após a vigência da Lei de Diretrizes e Bases de 1996. Analisa as especificidades dos modelos de Educação Profissional implementados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, autarquia do governo do Estado de São Paulo. O objetivo do trabalho é o de orientar a prática da implementação das Políticas Públicas para a Educação Profissional. Os resultados apontam uma maior deserção dos alunos ao modelo que promove a exacerbação da dualidade da escola. Conclui-se apontando que a interação entre a Educação Técnica de Nível Médio e a Educação Superior Tecnológica pode conduzir a uma melhor formação dos egressos da Educação Profissional e sua maior valorização econômica e social.

Palavras-chave : Dualidade da Escola; Educação Profissional; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )