SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03O professor-pesquisador diante da produção escrita dos alunosIntegrando história oral narrativas a abordagens pedagógicas problematizadoras na formação inicial de professores de matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

SOUZA, Luzia Aparecida de. Narrativas na investigação em história da educação matemática. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.03, pp.259-268. ISSN 1519-3993.

Em articulação com a história oral, este artigo propõe um olhar mais cuidadoso para as potencialidades da narrativa não somente para a investigação científica, mas para a comunidade que se estabelece como interlocutora nessa investigação. Desse modo, dedica-se a caracterizar uma das perspectivas sobre narrativa em sua relação com a prática historiográfica, que tem orientado trabalhos sobre história da formação de professores que ensinam matemática no País. Este texto discute práticas e perspectivas presentes nos trabalhos do Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa e do Grupo de História Oral e Educação Matemática, na construção de narrativas a partir de situações de entrevista. Pressupostos da historiografia, experiência, comunicação e metodologia de pesquisa são mobilizados na caracterização da narrativa proposta. Assim, este texto evidencia a necessidade de um trabalho que, para além de procedimentos de pesquisa, considere o momento de construção do outro frente ao pesquisador e sua própria participação na narrativa construída.

Palavras-chave : História Oral; Historiografia; Narrativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )