SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03Narrativas na investigação em história da educação matemáticaNarrativas autobiográficas produzidas por futuras professoras: representações sobre a matemática escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

SILVA, Heloisa da. Integrando história oral narrativas a abordagens pedagógicas problematizadoras na formação inicial de professores de matemática. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.03, pp.269-285. ISSN 1519-3993.

Este artigo apresenta e discute estratégias elaboradas e aplicadas no âmbito da formação inicial de professores de matemática, as quais buscaram integrar recursos da História Oral e narrativas a abordagens pedagógicas problematizadoras. Defende que o trabalho com a História Oral, ao implicar uma problematização de um passado recente e uma criação de discursos sobre assuntos do presente, tem potencial para influenciar compreensões e práticas envolvendo educação matemática. Apresenta a disciplina Fundamentos da Matemática Elementar do curso de licenciatura da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, como o contexto em que tais estratégias foram elaboradas e aplicadas, bem como apresenta e discute as etapas e resultados dessa aplicação. Considera que o trabalho como o desenvolvido em tal disciplina colabora com um tipo de ação para a formação de professores que vê este profissional como um representante de diversas comunidades de memória no processo de constituição da educação, da matemática e da educação matemática escolar.

Palavras-chave : Educação Matemática; Formação Inicial de Professores; História Oral; Narrativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )