SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03Integrando história oral narrativas a abordagens pedagógicas problematizadoras na formação inicial de professores de matemáticaO processo de adesão de professoras dos anos iniciais ao uso de narrativas na formação docente em matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

NACARATO, Adair Mendes  e  PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas autobiográficas produzidas por futuras professoras: representações sobre a matemática escolar. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.03, pp.285-299. ISSN 1519-3993.

A pesquisa analisada neste texto foi produzida num contexto institucional de um curso de Pedagogia na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática, no qual as graduandas, futuras professoras que ensinam matemática, produziram diferentes escritas de si, dentre as quais elegeu-se para análise a autobiografia produzida no início do curso. O olhar centrou-se nas vivências e nas representações dessas graduandas em relação à matemática escolar. Embora a maioria tenha frequentado a escola básica após as reformas curriculares da década de 1980, as futuras docentes ainda trazem lembranças de práticas tecnicistas de ensino de matemática, muitas com marcas negativas referentes à matemática, principalmente decorrentes das relações com os professores.

Palavras-chave : Ensino de Matemática; Escritas de Si; Pesquisa-Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )