SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03Narrativas autobiográficas produzidas por futuras professoras: representações sobre a matemática escolarO papel das narrativas na aprendizagem da docência: um enfoque no aspecto das interações humanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. O processo de adesão de professoras dos anos iniciais ao uso de narrativas na formação docente em matemática. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.03, pp.301-310. ISSN 1519-3993.

O artigo analisa três pesquisas que tinham em comum a formação de professores de Matemática a partir do uso de narrativas. A primeira aconteceu durante a formação inicial das professoras no curso de Pedagogia; a segunda, durante os primeiros anos de docência após a conclusão da graduação; a terceira diz respeito a uma formação em serviço com professoras de vários anos de profissão. Nas duas primeiras pesquisas, a escrita de narrativas ocorreu ao longo de todo o processo de formação inicial e em serviço, sendo indicadas pelas professoras participantes as vantagens na utilização das narrativas. Na terceira investigação, não ocorreu a adesão das professoras ao processo de reflexão de práticas a partir das narrativas, gerando um questionamento sobre como construir esta adesão e constituir um grupo, de fato, colaborativo num trabalho de formação em serviço. As propostas serão analisadas, buscando identificar fatores que contribuíram para a adesão das professoras e fatores que implicaram a não adesão.

Palavras-chave : Anos Iniciais; Aprendizagem Docente; Ensino de Matemática; Narrativas de Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )