SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03O processo de adesão de professoras dos anos iniciais ao uso de narrativas na formação docente em matemáticaNarrativas em grupo de professores e licenciandos: resignificando a aprendizagem da matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

ANDRADE, José Antônio Araújo. O papel das narrativas na aprendizagem da docência: um enfoque no aspecto das interações humanas. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.03, pp.311-326. ISSN 1519-3993.

Neste artigo, o objetivo principal foi analisar algumas das contribuições de um trabalho de formação compartilhada entre uma professora de Matemática da educação básica e futuros professores, estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática, ao desempenharem suas atividades de estágio supervisionado. Optou-se por investigar essa experiência de trabalho compartilhado a partir de narrativas, por acreditar ser pelo próprio sujeito que se pode perceber a sua aprendizagem. Procurou-se analisar e discutir aspectos que mostram a docência como uma atividade essencialmente permeada por interações humanas. Nesse sentido, foi dado enfoque a um dos elementos da aprendizagem dos estagiários com a professora-supervisora: o planejamento na gestão curricular em Matemática.

Palavras-chave : Aprendizagem da Docência; Desenvolvimento Profissional; Estágio Supervisionado; Formação (Com)Partilhada de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )